Você registra toda a movimentação financeira da sua empresa?

Olá, Meu nome é Marcelo Camargo, sou contador, economista e co-fundador da 6ix Gestão Financeira. Hoje gostaria de conversar um pouco com você sobre uma regra bastante simples, mas que é bastante ignorada pelos empreendedores, quando estão realizando sua gestão financeira: Registre toda a sua movimentação financeira!


Converso constantemente com os empreendedores e sei que, por conta da correria do dia a dia, a tarefa de realizar os lançamentos dentro do sistema financeiro acaba ficando para segundo plano e é feito semanalmente, as vezes, mensalmente.


Essa rotina é muito ruim, pois muita coisa deixa de ser lançada, por esquecimento, por falta de organização ou é lançado de maneira erra, sem a classificação correta.


Ora, se você não registra tudo que entra e tudo que sai do caixa de sua empresa, provavelmente você não sabe se o seu negócio é lucrativo ou não, simplesmente isso”

Para ter relatórios corretos de verdade, que possam te auxiliar no processo de tomada de decisão, você precisa registrar em seu sistema financeiro, todas as despesas e todas as receitas que acontecem. E isso vale para tudo, não somente a movimentação que passa pela conta bancária. Nada pode ficar de fora:


· comprou café para colocar na copa: registre


· Pagou um taxi: registre


· Pagou o almoço para o cliente: registre


Além de registrar toda a movimentação financeira, é preciso também se preocupar em registrar tudo corretamente, nas suas devidas classificações. Por exemplo, A sua conta de energia elétrica precisa estar sempre registrada na conta de energia elétrica, sempre! Se a cada lançamento de uma mesma despesa for lançado em uma conta diferente, os relatórios perderão a comparabilidade no tempo e isso dificultará a identificação de gastos não planejados, por exemplo.


Dessa forma, crie um plano de contas que englobe toda a sua operação, mas que não tenha excesso de contas que possam gerar dúvidas no momento do lançamento e assim evitar exatamente o que falei anteriormente: fazer cada lançamento de uma despesa em uma conta diferente.


Divida o plano de contas em 6 grandes grupos:


· Receitas: Onde você irá registrar todas as entradas da atividade principal, como as vendas de mercadorias e de serviços prestados.

· Impostos Sobre as vendas: Para registrar todos os impostos incidentes sobre suas vendas, como o ICMS, o ISS, o Pis e a Cofins

· Custos: Todos os gastos necessários para realizar a atividade fim, como as matérias primas, as mercadorias, a energia elétrica da fábrica, etc.

· Despesas Fixas: Todos os gastos necessários para manter a operação funcionando, como o contador, a energia elétrica e o aluguel do escritório, etc. Subdivida em Despesas Administrativas, comerciais, financeiras e de Pessoal;

· Atividades de Financiamento: Para lançar pagamentos de empréstimos ou entradas de novos empréstimos e financiamentos;


· Atividades de Investimentos: para registrar compra de máquinas, veículos, móveis e outros financiamentos.


Espero que essas informações tenham sido úteis e te ajudem a melhorar um pouquinho a gestão financeira.

Quer saber mais?


Veja o vídeo que a nossa consultora Luciana preparou para você: https://www.youtube.com/watch?v=huBSGl-cu70


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A 6ix Gestão Financeira é uma empresa que oferece um serviço completo, com software de gestão em nuvem e equipe treinada para que você tenha informações corretas para o processo de tomada de decisão. Acreditamos que um processo de gestão financeira eficiente precisa ser baseado no tripe:


- Ferramenta: O software de gestão, que precisa ser simples e prático;


- Rotina: Regras e prazos para realização de tarefas;


-Pessoas: Equipe treinada para executar as tarefas


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