top of page
  • Marcelo Camargo

Porque os resultados devem ser analisados regularmente?

Atualizado: 12 de jun. de 2022


Olá, sou Marcelo Camargo, contador, economista e fundador da 6ix Gestão Financeira. Criamos a 6ix pois, durante nossa história de atendimento às empresas, como contadores, percebemos que ter um bom processo de gestão financeira é bastante raro. Sem um processo eficiente de gestão financeira, podemos dizer que a empresa é um barco à deriva, sem rumo. Uma das etapas do processo financeiro é analisar os resultados, o que pode trazer diversos benefícios para a empresa, na medida em que viabilizará ao empreendedor enxergar os reflexos de suas decisões no negócio. Veja que o empreendedor joga uma grande oportunidade fora em não realizar essa análise: Não seria bom saber com antecedência se sua empresa está com os níveis de receitas e despesas dentro do esperado e corrigir os rumos antes que seja necessário um socorro bancário, por exemplo, evitando a empresa entrar num ciclo vicioso de busca de empréstimos novos para pagamento de empréstimos antigos? Já vi ótimos negócios, rentáveis, geradores de caixa, fecharem as portas por não conseguir pagar as contas depois de entrar na avalanche de juros dos empréstimos bancários.

Mas é importante que a análise dos resultados seja feita regularmente, com uma periodicidade definida. Recomendamos que a análise seja feita mensalmente, mas você pode fazer trimestralmente ou semanalmente, o importante é que ela seja feita regularmente. Dessa forma é possível fazer comparações entre os indicadores, visualizar pontos a mudar, estabelecer metas de ações e depois medir novamente.

Vejamos um exemplo: Suponha que você esteja identificando que o caixa que está sendo gerado pelo negócio está abaixo do aceitável e verifique que as despesas estão muito acima do planejado. Visto isso nos relatórios, durante o processo de análise, você poderá estabelecer uma meta de redução de algumas despesas junto a sua equipe, por exemplo, reduzir em 20% os gastos com energia em 3 meses. durante os novos processos de análise, você poderá checar se as metas foram atendidas. Caso sim, ótimo, mas caso não, você poderá tentar levantar os motivos, estabelecer novas ações, que serão checadas novamente no futuro.

Resumidamente, a análise regular dos resultados ajuda a medir a eficácia das estratégias adotadas, saber o que funcionou e o que não funcionou e tomar novas medidas sempre que necessário. No nosso entendimento isso é tão importante quanto as tarefas operacionais do dia a dia do negócio, como atender um cliente ou acompanhar o departamento de vendas, por exemplo.

Fique atento: as análises devem ser feitas sobre relatórios com informações corretas. Tomar decisões olhando para informações erradas pode piorar a situação de uma empresa. Por isso garanta que as etapas anteriores do processo estejam sendo realizadas dentro de critérios pré-definidos: todos os lançamentos devem ser classificados e conciliados, antes de serem inseridos nos relatórios. Então, caso você não tenha tempo de realizar essa atividade, contrate um profissional experiente para fazer isso em sua empresa.

A 6ix Gestão Financeira oferece um serviço completo, com software de gestão e equipe treinada para realizar os lançamentos para você. Quer saber mais? Acesse: www.6ixgestaofinanceira.com.br

47 visualizações0 comentário
bottom of page