top of page
  • Marcelo Camargo

Gestão de Estoque. Porque devemos fazer bem feito?

Atualizado: 29 de ago. de 2022


Fala empreendedor, sou Marcelo Camargo, economista, contador e CEO da 6ix Gestão Financeira. Tudo bem com vocês?


Hoje quero falar um pouco sobre gestão de estoque. Muitos empresários acabam não fazendo corretamente o controle dos produtos guardados em seus estoques, por falta de tempo para fazer, pessoas capacitadas ou por falta de conhecimento mesmo. Se você está nessa situação, eu sei que é complicado, mas seria bom mudar esse cenário imediatamente e destaco alguns bons motivos para isso.


Primeiro que o estoque é o maior gasto da maioria dos pequenos negócios. Pode ser por volta de 50% a 60% de todos os gastos realizados pela empresa. Então é uma rubrica de extrema relevância e qualquer pequena variação, como um aumento de preço pelo fornecedor, por exemplo, pode refletir fortemente no resultado operacional e se não estiver acompanhando de perto, pode se perceber tarde demais.


Outro motivo é porque temos que considerar é que o estoque é dinheiro. Quando realizamos uma compra e colocamos um produto na prateleira para ser vendido, no frigir dos ovos, estamos pegando dinheiro de nossa conta corrente e colocando na prateleira. E precisamos vender aquele produto, para que o dinheiro retorne ao banco. Desta forma, realizar compras de maneira errada pode nos trazer prejuízos: Se comprarmos mais do que podemos vender, estamos empatando dinheiro, pois o produto vai ficar mais tempo na prateleira e mais lento voltará para a nossa conta corrente em forma de venda. Por outro lado, se comprarmos menos do que podemos vender, vamos perder dinheiro, pois se o cliente chegar na sua empresa e não tiver o que ele está procurando, ele vai no concorrente gastar o dinheiro dele lá. Precisamos encontrar o equilíbrio e a quantidade ótima de mantermos estocado.


Precisamos também estar atentos com os riscos tributários, que a falta de gestão de estoque pode gerar. Cada vez mais os fiscos estaduais e federal estão aperfeiçoando as obrigações acessórias, exigindo informações detalhadas da movimentação de estoque, mesmo para empresas optantes pelo Simples Nacional. Ter essas informações registradas de maneira correta garante que não haja falha nessas informações e riscos de multas. Fale com o seu contador sobre isso é muito importante.


E por último, mas também muito importante, são os riscos de desvio. A falta de controle de estoque permite que pequenos furtos sejam realizados e não sejam percebidos com facilidade.


Então empreendedor, não espere mais, comece agora a fazer a gestão de estoque em sua empresa. Se precisar de uma ferramenta para te ajudar, estamos disponibilizando uma planilha grátis.



E se precisar de ajuda profissional, teremos o prazer em te atender. A 6ix é uma empresa com foco da gestão financeira de pequenas e médias empresas. Oferecemos um serviço completo, com software de gestão em nuvem e equipe de analistas financeiros treinada para fazer todos os lançamentos, classificações e conciliações. Assim você tem mais tempo livre para analisar e ter clareza sobre seus números.


Entre em contato conosco: app6ix.com.br

54 visualizações0 comentário
bottom of page